Frio
Meteorologista registra neve na Zona Sul
Fenômeno ocorreu na manhã desta quarta-feira e pôde ser observado por cerca de dez minutos em Pinheiro Machado
Reprodução -
O mês de julho já começou com o frio intenso marcando presença no Estado. Ontem pela manhã a neve deu as caras próximo a Pinheiro Machado, distante cem quilômetros de Pelotas. Aproximadamente às 10h, os moradores puderam observar a neve caindo por cerca de dez minutos, mas de uma forma fraca, o que não gerou um acúmulo.
Mas há uma explicação para esse fenômeno. De acordo com o meteorologista Allef Matos, 24 anos, isso ocorreu devido à combinação de dois fatores: a circulação de umidade e o ar frio. Enquanto a umidade forma nuvens, o ar frio circula em baixos níveis. Assim, quando esses dois elementos entraram em contato na manhã de ontem causaram a precipitação em forma de neve. A queda de neve que foi registrada nas proximidades de Pinheiro Machado se deu de forma granular e em flocos.
Em julho de 2017, Allef já havia registrado um acontecimento parecido com esse na cidade. Há um ano, em Pinheiro Machado, houve a precipitação de chuva congelada e neve granular. Naquela oportunidade as precipitações duraram cerca de cinco minutos.
Ainda de acordo com Allef, o frio deve continuar atingindo o Estado durante o dia de hoje. Entretanto, a previsão é de que o fenômeno que ocorreu na manhã de ontem não se repita nos próximos dias. "Sem possibilidade de mais neve", afirmou.
Os próximos dias
De acordo com o Centro de Pesquisa e Previsões Meteorológicas (CPPMet - UFPel), o final dessa semana continuará sendo marcada pelo frio. Porém, os próximos dias não registrarão temperaturas tão baixas como a de ontem, a mais fria da semana, com mínima de 5ºC e máxima de 12ºC.
A previsão para hoje é de temperatura mínima de 7ºC e máxima de 15ºC. O dia não será tão frio e a previsão do CPPMet indica alternância entre sol e períodos nublados. Amanhã o dia deve ser marcado por pancadas de chuva e trovoadas em Pelotas, com mínima de 12ºC e máxima de 16ºC.
A meteorologista Carina Klug também descarta a possibilidade de nova ocorrência de neve, já que a tendência são de temperaturas mais elevadas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário